Sipoc Diagram

SIPOC Diagram

Na melhoria de processos, um SIPOC (às vezes COPIS) é uma ferramenta que resume as entradas e saídas de um ou mais processos em forma de tabela . O acrônimo SIPOC significa s uppliers, i nputs, p rocess, o utputs e c ustomers que formam as colunas da tabela. [1] [2] Foi em uso pelo menos tão cedo quanto os Gestão da Qualidade Total programas da final dos anos 1980 [a] e continua a ser usada hoje em Six Sigma , lean manufacturing , e gerenciamento de processos de negócios .

Para enfatizar colocando as necessidades do cliente acima de tudo, a ferramenta é por vezes chamado COPIS e a informação de processo é preenchido começando com o cliente e trabalhando a montante para o fornecedor.

O SIPOC é muitas vezes apresentada no início dos esforços de melhoria de processos, tais como Kaizen eventos ou durante a fase de "definição" do DMAIC processo. [3] Ele tem três usos típicos, dependendo da audiência:

  • Para dar às pessoas que não estão familiarizados com um processo de uma visão geral de alto nível
  • Para ajudar as pessoas na definição de um novo processo

  • Para reacquaint pessoas cujos familiaridade com um processo desapareceu ou tornar-se fora de data de vencimento para processar alterações

Vários aspectos do SIPOC que podem não ser facilmente perceptível são:

  • Os fornecedores e clientes pode ser interno ou externo para a organização que executa o processo.
  • Entradas e saídas podem ser materiais, serviços ou informações.
  • O foco é sobre a captura do conjunto de entradas e saídas em vez de os passos individuais no processo. [B]

Exemplo SIPOC: Reparação Automóvel

fornecedor

Entrada

Processo

Saída

Cliente

  • proprietário do veículo
  • representante de serviço ao cliente
  • gerente da unidade
  • janela Parts
  • pergunta Repair
  • Veículo para o reparo
  • Permissão para prosseguir com as recomendações individuais
  • baía aberta
  • Peças para reparos aprovados
  • observações
  • visita cronograma
  • diagnosticar problemas
  • Prepare ordem de trabalho
  • peças de origem
  • executar reparos
  • Notificar que o serviço é completo
  • data e hora marcada
  • recomendações de reparação e estimativas de custos
  • ordem de serviço
  • Peças para reparos aprovados
  • veículo reparado
  • proprietário do veículo
  • Mecânico
  • representante de serviço ao cliente

  • Telefone / e-mail / notificação de mensagem de texto